Bem vindo...

Uma nova forma de conhecimento e emocionar cultural.

terça-feira, 19 de maio de 2009

" Performance"

Um dia ao término de uma peça teatral que assistir no CCBNB/Juazeiro do norte, ouvir a seguinte frase:
- A performance do artista foi perfeita!
E eu, intrigada com aquela palavra, perguntei a mim mesma: mas, o que é performance?
De fato, o artista conseguira prender a atenção de todos que ali estavam. Um monólogo a brincar: com o corpo na passagem de leveza, adaptação e harmonia; o som em diversas entonações e o cenário como conjunto desta “performance”.
E no desenrolar da peça, um tanto complexa e de transmissão única e crucial da comunicação tanto corporal como oral, pois, o artista usava o corpo a dar margem á várias interpretações momentâneas e ao mesmo tempo a um viajar no passado – o trabalho resgatava um quê ou vários quês da cultura africana: origem, dores, sobrevivência, crenças, amores etc (no meu interpretar).
Havia um foco presente no transmitir e no perceber simultaneamente, como diz Zumthor: o emissor, destinatário e as circunstâncias se confrontam concretamente.
Cada respiração, movimento por mais simplório e entonação da voz – pois, esta alterava-se em um lirismo que sinceramente, eu estava tão centrada na imagem do conjunto que não entendir uma só palavra, mas, que ao mesmo tempo o som se cristalizava com os outros elementos cênicos resultando em uma harmônica percepção sensorial - se tornavam únicos e irrepetível interpretalmente.
A platéia se envolveu de tal forma que os momentos se tornaram ímpar para cada individuo, visto isto nos comentários pelos corredores ... uns defendiam o nascimento, a sobrevivência, a fragilidade do humano, a crença, a luta, a morte e muitos outros aspectos ... e outros afirmavam que não conseguiram entender nada ... mas, que gostaram...
Hoje, estudando a definição de Performance segundo Zumthor, aquele momento, aquela palavra fica óbvios.
Então, quando, enfim, comunicação e recepção coincidem no tempo, temos uma situação de performance, a qual diz respeito às diversas manifestações da oralidade (canto, narração de histórias) e acredito que não só desta, que se referem tanto ao emissor, quanto ao receptor da mensagem. Desta maneira, os gestos, a entoação da voz, o olhar, a respiração estabelecem uma situação comunicativa que põe em ação e em contato o emissor, o texto e o receptor, o qual, tem também um papel ativo no processo de comunicação, sendo coautor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário